quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Araranguá


Araranguá é uma cidade com uma grande beleza natural, localizada no sul de Santa Catarina. Seu apelido, “Cidade das Avenidas”, surgiu pela quantidade de avenidas largas, com trânsito fácil, resultado de um bom planejamento em meados do século XIX. Até o século XVIII, a região era habitada por índios carijós e kaigangs, que foram exterminados com a chegada dos desbravadores. A criação do município de Araranguá ocorreu em abril de 1880 e, 40 anos depois, seria elevado à categoria de cidade.
A localidade recebeu muitos estrangeiros. Em seu passado, Araranguá foi colonizada pelos portugueses, que vieram de Laguna no início do século XIX e fixaram moradia no Morro dos Conventos. Posteriormente, o local passou a receber imigrantes de diversos países, dentre os quais, atualmente, predominam os descendentes de italianos.
Sua população gira em torno de 60 mil habitantes e suas principais atividades são a agricultura, o comércio e o turismo, especialmente durante o verão. Araranguá faz parte do Roteiro Turístico Regional de Santa Catarina, o chamado “Caminho do Cânions”, roteiro que prioriza a beleza natural da cidade.
Com mais de um século de existência, a cidade preservou as suas contruções, além das tradições em diversas festas e na gastronomia. Entre as construções, destaque para o balneário de Ilhas – a mais antiga colônia de pescadores – e a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no centro da cidade.

Praias e LagoasCom areia branca e águas claras, as praias da cidade são um dos principais atrativos para o turismo da região e costumam atrair muitos turistas durante o verão. Quem preferir uma atração mais tranqüila, a alternativa são as lagoas, onde é possível praticar esportes naúticos. As opções são a Lagoa da Serra, a Lagoa do Caverá, a Lagoa dos Bichos e a Lagoa Mãe Luzia.
Balneário Morro dos ConventosEste é o local mais famoso e visitado por turistas em Araranguá. Trata-se de um paredão rochoso, cuja forma remete a um convento. Furnas, grutas e belas paisagens são os atrativos desse balneário. Além disso, é nessa região que se praticam esportes radicais (vôo livre, trekking e trilhas em torno do morro). Durante o inverno, o alto do Morro dos Conventos é o ponto ideal para apreciar as baleias francas, pois é nessa época que elas costumam passar pelo litoral de Santa Catarina para ter seus filhotes.
Para os surfistas, é na praia Morro dos Conventos que encontrarão as ondas ideais para o surf. Também é possível praticar outros tipos de esportes marítimos, como o sandboard.
Eventos As festas da cidade também são interessantes para o turista conhecer. Alguns dos eventos são:
• Quilômetro de Arrancada de Caminhões: corrida de caminhões na areia, que acontece no balneário Arroio do Silva;
• Festa de Nossa Senhora dos Homens: a festa da padroeira da cidade. Acontece em maio;
• Agostocultural: neste mês, acontecem atividades voltadas para o cenário cultural, com o objetivo de valorizar a história da cidade.

Um comentário: